Como os cuidadores de idosos fazem a diferença nos cuidados domiciliares: o papel dos profissionais de saúde

Como os cuidadores de idosos fazem a diferença nos cuidados domiciliares: o papel dos profissionais de saúde

Entenda, na prática, como a presença dos cuidadores de idosos é vital para a maior qualidade de vida na terceira idade. Além do suporte que transforma a rotina em um cenário muito mais seguro para os assistidos

Já parou para pensar como a presença de um profissional faz total diferença nos cuidados domiciliares aos idosos? Isso porque, não se trata de uma companhia qualquer. Ter um cuidador entregando seus serviços é alcançar a segurança de que os mais velhos estão em boas mãos.

Além disso, com um cuidado especial, a qualidade de vida das pessoas na terceira idade também aumenta. Afinal, não se trata apenas de cuidar, é ter uma relação de confiança onde entendemos a perspectiva de quem está recebendo ajuda para dar um apoio mais certeiro.

Então, destacando como os cuidados domiciliares feitos por um profissional têm um papel importante para os idosos, confira agora esse material que preparamos!

 

Cuidados domiciliares: bom para a saúde e para os ânimos

Um obstáculo muito comum na busca por cuidadores de idosos é a aceitação desses profissionais pelas próprias pessoas que serão assistidas. Isso porque, mesmo com a idade avançada, muitos idosos têm dificuldade em aceitar que já é hora de deixar outras pessoas ajudarem a fazer tarefas que eles puderam fazer sozinhos a vida inteira.

Esse sentimento de impotência pode afetar psicologicamente os mais velhos. E, se nenhuma medida for tomada, a terceira idade se torna uma fase muito mais deprimida e temida pelas pessoas. Assim, mudando esse cenário, os profissionais da saúde que se especializam nessa área dão suporte total, buscando atividades e afazeres que estimulem os mais velhos.

Nesse sentido, fica mais fácil colocar ao alcance dos assistidos as tarefas e afazeres que estão dentro de suas capacidades, e que deem uma ocupação mais ativa durante o dia.

Lembra quando citamos a aceitação dos idosos em receber ajuda profissional durante o dia? Outra perspectiva que aumenta essa aderência ao serviço dos cuidadores, é que o atendimento domiciliar evita grandes mudanças no dia a dia de quem é assistido. Ou seja, atender em casa evita que:

– O idoso se desloque a um lugar onde nunca esteve;

– Passe o dia com pessoas que não conhece;

– Tenha contato constante com vários profissionais.

Investindo em um único cuidador que atenda em casa, você:

– Aumenta a confiança entre paciente e profissional;

– Gera comodidade por não ter que sair de casa.

Tendo essa confiança em pauta, alcançamos um benefício importantíssimo para a saúde: a sinceridade do idoso sobre seu bem-estar. Afinal, se ele tem uma pessoa de confiança ao seu lado, fica mais fácil identificar dores, falta de apetite etc.

Cuidados domiciliares: um dia a dia mais regrado

Cuidados domiciliares: um dia a dia mais regrado

Outra preocupação de quem não acompanha o dia a dia dos idosos, é se estes seguirão à risca os horários de refeições, remédios, atividades físicas e afins. Porém, com a companhia de um cuidador, você mantém uma supervisão que auxilia corretamente a rotina dos idosos.

Além disso, se estes cuidadores são profissionais da saúde especializados na área de cuidados domiciliares, fica mais fácil convencer e incentivar o uso de medicamentos, alimentação e exercícios corretamente.

Mantendo a disciplina e o costume desses momentos saudáveis constantemente, os parentes assistidos têm uma qualidade de vida bem maior na terceira idade.

 

Esteja preparado para qualquer emergência!

Um cuidado a que todos precisamos estar sempre atentos é o risco de emergências referentes à saúde dos idosos. E, para quem não consegue manter uma rotina junto aos mais velhos, ter um cuidador de confiança permite mais segurança enquanto estiver fora.

Com um padrão de atendimento completo, profissionais como os da Franquia Home Angels já são instruídos sobre o que fazer durante emergências. Assim, o suporte dado desde a chamada da ambulância até o hospital, diminui os riscos de vida.

 

Mais do que um amparo profissional, tenha uma companhia diária

Por mais independente que um idoso seja em relação a realizar tarefas, a questão da companhia também é um fator que pesa no seu ânimo e humor. Segundo a CNN Brasil, a solidão é um malefício que afeta pessoas de qualquer idade e gera adversidades como:

– Depressão;

– Ansiedade;

– Ganho ou perda excessivo de peso.

É por isso que os cuidadores são uma ótima opção de companhia para os mais velhos que não têm a presença da família diariamente. Além dos seus conhecimentos na saúde, os cuidadores que atendem a domicílio também dão apoio para um dia mais alegre, conversas animadoras e atos que melhoram a perspectiva de vida dos assistidos.

Enfim, agora que você já sabe a importância desses profissionais nos cuidados domiciliares, acesse o nosso blog e confira outras matérias que preparamos para você!

E não esqueça de acompanhar as nossas redes sociais.

 

Nos vemos em breve!