Encontramos não só profissionais capacitados e eficientes, mas também pessoas amigas
Ver Todos






Missão Home Angels

Oferecer cuidado humanizado com respeito às necessidades físicas, emocionais e culturais de nossos clientes. Preservar a rotina familiar e estimular a independência de nossos assistidos.

Somos
seres humanos
cuidando
de seres humanos

Solidão

Dê companhia ao solitário e ele sorrirá mais que qualquer pessoa.

Home | Solidão



Home Angels Solidão


Os primeiros sinais


A solidão é profunda sensação de vazio e isolamento. O sentimento vai além da natureza física das coisas e permeia a perda de algo importante na vida. Perder a juventude, a mobilidade, a memória são situações que levam o idoso para um profundo sentimento de solidão e isolamento social. Essa descoberta e vivência é solitária e por isso muitos tentam evitá­la.

Estudos confirmam que a partir dos 65 anos de idade, em torno de 40% desta população passa mais de 8 horas por dia sem companhia, em alguns casos sem ninguém que cuide sobretudo em situações de dependência ou falta de autonomia. É de referir que em situações como estas, a solidão chega a ser assustadora. Estas condições aumentam os problemas psicológicos, como a tristeza profunda, os sinais de depressão, a ansiedade, irritação, pessimismo, baixa estima, hostilidade e nervosismo. Além do sofrimento, que é mais sentido pelos idosos, bem como as dores agudas, como a angústia que traz deficit na qualidade das relações sociais.

A dor da solidão, também, produz alterações significativas no organismo e equivalentes ao envelhecimento natural, atrelado ao risco aumentado de doenças cardíacas. Alterações cardíacas são parte do processo natural de envelhecer, mas a solidão acelera o aparecimento de quadros de infarto, com complicações que podem levar ao óbito. Existe, ainda, a elevação da pressão arterial, maior reatividade cardiovascular ao estresse e tempos maiores de recuperação cardiovascular. Essa recuperação é tão lentificada, devido a solidão, que os padrões não são retomados aos níveis anteriores. A imunidade é reduzida, e a entrada para bactérias e vírus é facilitada, tendo repetidos quadros de gripe, pro exemplo. O padrão de sono sofre alteração e as horas de descanso são poucas e a qualidade dessas horas é baixa. Outra alteração é a constante sensação de cansaço físico e mental. Além da memória que sofre um declínio e a capacidade de assimilar informações se torna mais curta e menor.

Entende­se que o convívio com o outro é uma necessidade básica do ser humano e que não tê­la saciada poderá desencadear e agravar problemas de saúde.

A sociedade atual faz com que as famílias tenham horários de trabalho estendido, compromissos a serem cumpridos e muitas tarefas que podem impedir a presença junto a um idoso. Para suprir essa, esperada e compreendida, ausência, que os cuidadores da Home Angels são orientados. Sabemos que com a presença do nosso cuidador, o idoso terá o índice de mortalidade, devido a solidão, diminuído. O atendimento prestado a partir de 08hs diárias fará com que os aspectos fisiológico, psicológico, emocionais e sociais altamente impactados pela solidão sofram declínio em um breve espaço de tempo. O idoso terá acompanhamento nas atividades do cotidiano, aquelas que apresenta dificuldades em realizar de maneira independente. Terá a companhia de um cuidador orientado na melhor forma de auxiliar e garantir segurança nas atividades desempenhadas. Com a presença do cuidador o idoso poderá manter ou retomar sua vida, realizando o que lhe traz prazer e satisfação.

O cenário para o idoso será de Qualidade de Vida e para as famílias tranquilidade!


Nós oferecemos cuidados que podem ajudar


Os cuidados oferecidos pela Home Angels focam ajuda para as atividades diárias da vida. Esses desafios podem receber um grande alivio quando acompanhados por alguém preparado e comprometido em ajudar:

- Lembrança da medicação

- Acompanhamento à consulta medica

- Alimentação

- Compras

- Socialização

- Banho

- Vestir-se

- Assistência à locomoção

- Encorajamento

- Prevenção de acidentes

- Auxilio para tarefas pessoais e profissionais

- Companhia

- Informação à família

 




Solicite uma avaliação diagnóstica gratuita

Para expor suas necessidades e conhecer nossos planos e atendimento,
contate a Home Angels mais próxima



Newsletter Home Angels. Deseja manter-se informado?

A Home Angels Brasil envia mensalmente seu newsletter com dicas e informações importantes para familiares e idosos.